Dúvidas Frequentes

Se eu pago por 200kbps, porque meus downloads só chegam a taxa de transferência de 25kB/s?

A resposta está na própria pergunta. Assim como as unidades de medida de distância e volume como metro e litro tem subunidades (centímetro e mililitro, respectivamente), a quantidade de dados também tem uma subunidade. Esta subunidade de armazenamento é chamada de kilobit. Percebam a diferença: A velocidade anunciada pelo provedor é em kiloBIT e a velocidade que seu navegador mostra durante o download é em kiloBYTE.

Do mesmo jeito que um metro compreende 100 centímetros, um kilobyte é formado por 8 kilobits. Então, para não restar dúvidas, quando você contrata com a Cabo a velocidade de 200kbps, isso quer dizer que você conseguirá baixar arquivos em até 25kB/s (200kilobits / 8 = 25kilobytes).

Testei minha velocidade em um dos medidores de velocidade disponíveis na internet e ele informou velocidades abaixo do esperado. Tem alguma coisa errada? Como posso testar minha velocidade?

A maioria dos medidores de velocidade da internet testa a conexão do usuário, calculando a média de velocidade de download de um arquivo. Entretanto, o resultado pode ser influenciado por inúmeros fatores, sendo que os principais são a velocidade disponível no servidor do site e a quantidade de usuários simultâneos no momento do teste.

Muitos destes medidores limitam a velocidade máxima de download ou simplesmente possuem conexão com a internet em velocidade inferior a que você tem com a Cabo.

O ideal é utilizar várias aplicações simultâneas (downloads, streaming de vídeo, etc) e utilizar softwares que medem a velocidade de transferência de dados com a internet.